Um contrato com Deus

★★★★★

Depois de ler alguma coisa de Will Eisner, você vai querer ler outra coisa de Will Eisner, é fato. Foi assim que cheguei até Um Contrato Com Deus, depois de passar por Assunto de Família, Pequenos Milagres e Avenida Dropsie, cheguei no livro da capa mais bonita.

001

Um Contrato Com Deus & Outras Histórias de Cortiço é uma “graphic novel” que reúne quatro histórias independentes: Um Contrato Com Deus, O Cantor de Rua, O Zelador e Cookalein.

1

Em “Um Contrato Com Deus”, Eisner fala sobre a relação do homem com Deus. É a história do Sr. Hersh, que faz um contrato com Deus e, ao perder sua filha, questiona o cumprimento da parte Dele no contrato.

De acordo com Will Eisner, esse conto foi escrito para conseguir se expressar sobre a perda da sua filha de 16 anos, para exorcizar seu ódio e colocar para fora sua dor.

contratoEm “O Cantor de Rua”, é retratada a história de um homem bêbado, desempregado, que canta em becos de cortiços para tentar ganhar algum trocado. Com muita ironia e sarcasmo Eisner conta a história de Eddie, que tem sua grande chance ao conhecer a Diva Marta Maria, uma soprano aposentada que decide investir na carreira dele.

o cantor de ruaJá “O Zelador” narra a história do Sr. Scuggs, zelador do número 55 da Avenida Dropsie. Um homem estranho, sozinho, que não gostava de ninguém – exceto seu cachorro – e de quem ninguém gostava.

zelador

A última história, “Cookalein”, é sobre os relacionamentos entre as pessoas que passavam as férias de verão no campo. Nela são retratadas relações interpessoais, seja na busca por pretendentes ricos, na primeira experiência sexual ou num casamento desgastado.

cookaleinO prefácio é bem interessante, pois além de falar um pouco de cada história, Eisner conta como foi a construção dos personagens, em quem se inspirou, o que tem dele em cada um, e eu curto saber essas curiosidades.

prefacio

Leitura indispensável para os fãs de quadrinhos, Um Contrato Com Deus & Outras Histórias de Cortiço é ótimo e as histórias muito bem elaboradas só reafirmam o talento Will Eisner. O livro tem uma capa linda (muito!), foi lançado pela Devir Livraria e custa em média R$40.

Espero que gostem e boa leitura. (;

Anúncios

4 comentários sobre “Um contrato com Deus

  1. Pingback: Adeus férias |
  2. Não encontro Contrato com deus à venda. Como você conseguiu esse? Já procurei em livrarias e sebos e não consigo encontrar 😢 tenho todos do Eisner, menos esse e o do Vietnã, que também procuro e não acho 😢

    1. Thomaz, o meu foi presente. Mas um tempo atrás outro leitor me fez a mesma pergunta e eu achei pra vender no submarino e na saraiva, mas não era essa edição capa dura. Vou te dizer a mesma coisa que disse pra ele: se eu souber de alguém que esteja vendendo, aviso aqui no blog. (;

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s