Morte Súbita

O livro começa com a Morte Súbita de Barry Fairbrother na pequena cidade de Pagford. Barry era uma figura conhecida, marido, pai de família, treinador da equipe feminina de remo da Escola Winterdown e parte do Conselho local. Amado por uns e odiado por outros, Barry morre no jantar do seu aniversário de casamento com Mary. A notícia de sua morte movimenta a cidade, alguns querem ser os primeiros a contar a novidade aos demais, muitos sofrem com o acontecido e outros comemoram a vacância de uma cadeira no Conselho. A partir disso é iniciada a disputa pela vaga deixada por Barry no Conselho. A cidade está um caos, pobres e ricos, pais e filhos, maridos e mulheres, há problemas por todos os lados, em todas as casas e relações.

IMG_0567Fiquei muito curiosa pra ler Morte Súbita assim que soube que tinha sido escrito por J.K. Rowling, autora de Harry Potter, mas desde o princípio não fazia ideia do que esperar. O livro é longo, são 501 páginas, e eu particularmente acho que poderiam cortar algumas. Acontece que são personagens demais, tramas demais, detalhes demais e terminou que não consegui me apegar de verdade e por isso só engatei na leitura nas últimas 100 páginas. Krystal, Gaia, Andrew e Bola ainda chamaram minha atenção algumas vezes, mas eram tantas estórias entrelaçadas que, não sei, acho que foi informação demais.

bolaO livro é ruim? De forma alguma! Ela escreve incrivelmente bem, suas descrições são ótimas, seus personagens são muito reais… e o livro é bom. Mesmo. O problema é que eu não consegui me envolver na leitura. Talvez eu não tenha conseguido me controlar e tenha esperado algo tão envolvente quanto Harry Potter e, bem, não é o caso.

Algumas amigas estão lendo/abandonaram e me perguntaram o que acho. Sinceramente, eu terminaria o livro. Sei que não sou referencial, já que só abandonei dois livros na vida e já prometi retomar as leituras – sim, tenho problemas em deixar livros pela metade e esses abandonos aconteceram na adolescência -, mas apesar de o livro não ser como Eleanor e Park, que te segura pelo coração e você sequer consegue piscar os olhos até terminar, é uma boa leitura.

Pequeno Spoiler
Pra mim, um dos pontos altos do livro é a história de Terri. Se você já leu, tá me perguntando “Terri? Sério? Demorei até uns segundo tentando lembrar dela”. Sim. Terri. Ela é uma viciada em heroína que só dá cagada do início ao final do livro, algumas horas despertando pena, outras ódio, outras desprezo. Bem, Terri é um ótimo exemplo dessas pessoas que a gente vê todo dia e simplesmente julga, porque é fácil julgar as pessoas. “Mas ela é uma prostituta viciada”, é mesmo, é retratada assim durante todo o livro. Perdeu filhos, perdeu família, é detestada pelos vizinhos, recebe qualquer tipo dentro de casa e os filhos que moram com ela passam por situações deploráveis.

No final do livro Rowling conta a história de Terri e isso mexeu muito comigo. Os abusos sofridos pelo pai, as vezes em que acreditou estar salva e protegida, em seguida sendo levada de volta para o “inferno” em que vivia, bem, talvez por estudar psicologia eu tenha ficado mais aberta para causas e efeitos. Não, não estou dizendo que nada daquilo é justificável, não estou defendendo Terri. Só estou dizendo que Rowling é uma ótima escritora e que, na grande maioria da vezes, há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia.

Então, por ter me permitido ver dois lados da moeda, ter me feito detestar alguns personagens e gostar de outros, Morte Súbita leva 4 canecas. Seriam 3, mas acabei de mudar de ideia.

4x

Anúncios

5 comentários sobre “Morte Súbita

  1. Vou ser sincera em dizer que não tive interesse nesse livro. Sabe assim, não me chamou a atenção e como tu disse que só conseguiu se envolver faltando 100 páginas para terminar, aí mesmo não animou! Dá preguiça livro enrolação ou com excesso de informações! Maaaaaaas Eleanor & Park eu quero ler ❤

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s